Febre Amarela
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes), que pode levar à morte em cerca de uma semana, se não for tratada rapidamente.
Na febre amarela silvestre, os mosquitos dos gêneros Haemagogus e Sabethes transmitem o vírus e os macacos são os principais hospedeiros; nessa situação, os casos humanos ocorrem quando uma pessoa não vacinada adentra uma área silvestre e é picada por mosquito contaminado. Na febre amarela urbana o vírus é transmitido pelos mosquitos Aedes Aegyptii ao homem, mas esta não é registrada no Brasil desde 1942.
Quais os sintomas da Febre Amarela? Os sintomas iniciais incluem febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza. Em casos graves, a pessoa pode desenvolver febre alta, icterícia, hemorragia e, eventualmente, choque e insuficiência de múltiplos órgãos.
Como a febre amarela é tratada? Não há nenhum tratamento específico contra a doença. O médico deve tratar os sintomas, como as dores no corpo e cabeça, com analgésicos e antitérmicos. Salicilatos devem ser evitados (AAS e Aspirina), já que seu uso pode favorecer o aparecimento de manifestações hemorrágicas. O médico deve estar alerta para quaisquer indicações de um agravamento do quadro clínico
Qual o esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde para a febre amarela? O esquema da febre amarela é de apenas uma dose única, tanto para adultos quanto para crianças. As crianças devem receber a vacina a partir dos nove meses, assim, a proteção está garantida para o resto da vida. Para quem não tomou a dose na infância, a orientação é de uma dose da vacina assim que necessário. As recomendações são apenas para as pessoas que vivem ou viajam para as áreas de recomendação da vacina. A população que não vive na área de recomendação ou não vai se dirigir a essas áreas não precisa buscar a vacinação neste momento.
Quais são as contraindicações para a vacina da febre amarela? A vacina é contra indicada para crianças menores de seis meses, idosos acima dos 60 anos, gestantes, pacientes em tratamento de câncer e pessoas com imunossupressão.
Quais as medidas de proteção para pessoas com contraindicação de vacinação contra febre amarela? Usar repelente de insetos a partir de 6 meses de idade. Devem ser aplicados em toda a área de pele exposta respeitando os intervalos orientados pelos fabricantes e após contato com a água; proteger a maior extensão possível de pele através do uso de calça comprida, blusas de mangas compridas, meias e sapatos fechados e passar o maior tempo possível em ambientes com portas e janelas protegidos por telas mosquiteiras.