A Academia Americana de Pediatria recomenda que crianças e adolescentes pratiquem 60 minutos ou mais de atividade física, diariamente. Recomendações:

1) Atividade aeróbica: As crianças devem praticar atividade aeróbica diariamente por no mínimo 60 minutos, devendo ser de forte intensidade no mínimo, três vezes por semana. Atividades de moderada intensidade como caminhar, andar de skate ou patinete e dançar. Atividades de forte intensidade como correr, pular corda, jogar futebol ou basquete. Nadar e andar de bicicleta são atividades que podem ser consideradas tanto como moderada quanto, de forte intensidade, dependendo da forma praticada.

2) Alongamento e fortalecimento muscular: O alongamento e fortalecimento deve ser feito, no mínimo, três vezes por semana dentro dos 60 minutos diários de atividade física.

3) Fortalecimento ósseo: As atividades que contribuem para o aumento da densidade mineral óssea devem ser praticadas por no mínimo, três vezes por semana, incluindo pular corda, ginástica, jogar futebol, basquete, vôlei ou tênis e correr. Benefícios da atividade física:

  • Controle do peso;
  • Redução do risco de doenças cardiovasculares;
  • Redução do risco de diabetes tipo 2 e doença metabólica;
  • Redução do risco de alguns tipos de câncer;
  • Fortalecimento dos ossos e músculos;
  • Aumento da auto-estima e melhora do humor;
  • Diminuição da ansiedade e do estresse;
  • Aumento da flexibilidade e melhora da postura;

Orientações aos pais:
  • Sirva de exemplo, organize eventos familiares em que todos possam participar
  • Encorajem os filhos a serem mais ativos;
  • Apoie a participação dos filhos em atividades esportivas, quer sejam coletivas ou individuais;
  • Estabeleçam limites de tempo para assistir televisão, jogos eletrônicos e uso do computador – máximo de 2 horas diárias.

Fonte: (Foto">www.cdc.gov/physicalactivity/e... destaque: Freepik)